Por que a fono me pergunta sobre a alimentação do meu filho!?
- Fga. Caroline Favaretto Martins
- 19 de mar. de 2018
- 2 min de leitura

Durante a alimentação, a criança exercita os músculos do rosto e da boca, estimulando o crescimento facial.
De acordo com a consistência dos alimentos: moles, pastosos, duros, cortados em pedacinhos pequenos, grandes, etc, a criança demanda um esforço muscular para mastigação e esse esforço pode ser adequado ou pode ser insuficiente para o desenvolvimento da musculatura da boca e da face.
A mastigação é realizada todos os dias, então é um exercício muito importante, que influencia na formação da arcada dentária, ossos da face, músculos da boca, bochechas... por isso é muito importante estar atento ao tipo de consistência de alimentos que é oferecida à criança.
Quando seu bebê tiver todos os dentinhos já é seguro a introdução de alimentos sólidos. Primeiramente, devem ser oferecidos alimentos cozidos e de fácil mastigação, como legumes cozidos ou frutas moles maduras, como o mamão ou banana (o tipo de alimento deve ser indicado pelo pediatra de acordo com cada bebê).
À medida que a criança se desenvolve e mastiga bem essa primeira consistência de alimento que foi oferecida, os alimentos mais firmes devem ser introduzidos aos poucos (dos bem molinhos aos mais durinhos) a fim de estimular a criança.
Uma dica que eu costumo dar, quando a criança já domina garfo e faca à mesa, é deixar a criança cortar os próprios alimentos. Do tamanho que ela quiser! Assim ela começa a ter noção do tamanho do alimento que consegue mastigar participa ativamente do momento da refeição. E esse momento deve se tornar um momento super gostoso e divertido para família!
O desenvolvimento adequado da musculatura de boca e face tem relação direta com as funções: respiração, mastigação, deglutição (engolir) e fala. Por isso a consistência dos alimentos é tão importante para a fonoaudiologia!
* Lembrando que todas essas informações são gerais e servem para informação e prevenção. A orientação completa e o tratamento de doenças deve ser realizado com um profissional da saúde.
Caroline Favaretto Martins
Fonoaudióloga
Comments