Como produzimos a voz? - Explicação simples.
- Fga. Caroline Favaretto Martins
- 30 de ago. de 2017
- 1 min de leitura
Olá pessoal!
Como produzimos a voz é uma curiosidade muito frequente na clínica fonoaudiológica.
Você sabe como isso acontece em nosso corpo?
O objetivo deste post é explicar de uma maneira muito simples, fácil, sem os nomes difíceis da anatomia humana para entendimento descomplicado. Portanto, explicarei o processo bem a grosso modo mesmo. Vamos lá!

Na garganta, temos dois "caminhos": a laringe e a faringe.
A faringe é o caminho para a comida chegar até o estômago.
A laringe é responsável pela respiração, expiração e produção da voz. O ar entra pela boca, passa pela laringe, chega aos pulmões e voltam pelo mesmo lugar. Ao voltar, o ar encontra as pregas vocais (popularmente conhecidas como cordas vocais). Esse ar faz com que elas se mexam, e ao mexer, elas produzem um som: nossa voz.
A voz é modificada de acordo com algumas coisas, entre elas: a nossa respiração e a integridade das pregas vocais. Por exemplo, se não tivermos fôlego suficiente, a voz não vai sair pois o ar não chegará com força às pregas vocais e elas não irão se mexer. Se as pregas vocais estiverem cansadas, irritadas ou com alguma lesão, elas poderão produzir a voz com alguma falha como a rouquidão, por exemplo.
Por isso é muito importante procurar um médico otorrinolaringologista quando sua voz não está como o de costume, para avaliar o que está causando a alteração.
Espero que tenham gostado! Beijos.
Comments