“Estou rouco e meu médico me encaminhou ao fonoaudiólogo com o laudo de DISFONIA. O que isso signifi
- Fga. Caroline Favaretto Martins
- 13 de abr. de 2018
- 1 min de leitura

A disfonia (popularmente chamada de rouquidão) é um distúrbio da comunicação que afeta a produção da voz. As alterações podem ser quanto a qualidade vocal, frequência (se ela está mais grave ou aguda que o comum), volume (se ela está saindo num volume mais alto ou baixo sem que você queira) ou tudo isso junto, por exemplo.
Portanto quando existe uma alteração vocal significante ou persistente, o paciente deve procurar um médico otorrinolaringologista e realizar uma avaliação clínica detalhada para investigar o motivo da mudança da voz. O médico irá avaliar se existe alguma alteração anatômica, doença, irritação, entre outros aspectos, que podem levar à disfonia. Ou seja, o médico vai avaliar se existe uma causa para disfonia e realizar um diagnóstico detalhado.
O fonoaudiólogo é o profissional responsável pela terapia de voz, que trata a disfonia. O processo terapêutico é realizado com periodicidade e o paciente apresenta grande melhora quando segue as orientações do profissional, podendo eliminar completamente os sintomas da disfonia.
* Lembrando que todas essas informações são gerais e servem para informação e prevenção. A orientação completa e o tratamento de doenças deve ser realizado com um profissional da saúde.
Caroline Favaretto Martins
Fonoaudióloga
Comentários